Cópia de IMG_7610

Uma das maiores vantagens das aulas práticas é desenvolver nos alunos a capacidade deles tirarem suas próprias conclusões e melhorarem a habilidade de análise de dados, além de deixar a aula mais divertida, instrutiva e facilitar a compreensão do conteúdo. Desde experimentos simples até os mais complicados, são várias as opções que podem ser realizados com a ajuda da Balança de Precisão, afinal, ela é um equipamento básico e totalmente essencial em qualquer laboratório. Estes são apenas 3 dos experimentos que podem ser desenvolvidos com este material:

1. O mais leve e o mais pesado!

Que tal transformar a aula em uma competição saudável? O professor pode disponibilizar uma balança para cada grupo de alunos, com a ajuda de objetos que os próprios estudantes possuem, como lápis, canetas, borrachas, o próprio estojo deles e até mesmo os celulares a atividade pode ser realizada. Todos devem pesar o seu material, por exemplo, cada aluno pesa seu estojo, o mais leve e o mais pesado da classe ganham um ponto. O aluno que tiver o maior número de pontos ganha um prêmio de escolha no professor!

2. Qual é mais pesado?

Outra atividade que o professor pode promover ainda incentivando a competitividade é dar 2 opções aos alunos, como uma certa quantidade de água e pouca quantidade de outro material extremamente mais denso. De longe o professor pode promover que os estudantes adivinhem qual é mais pesado e então abordar a questão da densidade de forma dinâmica e surpreendente após apresentar os resultados finais.

3. A água furiosa!

Materiais:

Além de ser um equipamento necessário em diversas experiências que o professor pode realizar ou pedir para que os estudantes realize em sala de aula, a Balança de Precisão pode ser utilizadas no preparo prévio de materiais para as aulas.

A Balança de Precisão vendida pela Homelab é eletrônica, tem uma capacidade de 5010g, precisão de 1g, com microprocessador, tara subtrativa em toda a escala. Display digital de cristal líquido (LCD) com 8 dígitos de 7 segmentos (o que facilita a leitura pelo usuário), unidades de pesagem disponíveis em g, kg e ct, o que consequentemente facilita a interpretação dos dados obtidos em sala de aula. O equipamento possui 8 funções: pesagem simples, contagem de peças, porcentagem absoluta, porcentagem relativa, verificação de peso, cálculo estatístico, pesagem de animais vivos e função básica (incorpora contagem de peças e porcentagens absoluta e relativa). Além de ser ajustável ao ambiente de trabalho com dois níveis de velocidade de leitura, ela possui comunicação com Excel, Hiperterminal e Bloco de Notas através da saída serial RS232! O modelo é aprovado pelo Inmetro conforme portaria Inmetro/dimel nº 0008, de 05 de janeiro de 2012.

balanca-de-precisao

A Homelab valoriza atividades que mudem a rotina, assim como as citadas anteriormente, por isso trabalha com materiais para áreas como Ciências, Química, Biologia, Matemática, Física, Geografia e História, esperando que com o auxílio de seus materiais a educação se torne cada dia mais prática e efetiva.

Deixe seu comentário