Nas escolas do Brasil, os laboratórios de ciências são, infelizmente, uma raridade de se encontrar. Para se ter uma ideia, de acordo com o último Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) feito em 2016, apenas 25% das escolas de Ensino Fundamental do país possuem um espaço dedicado às aulas práticas e experimentações em Ciências.

O laboratório é um lugar especialmente projetado para um trabalho eficiente e satisfatório das diferentes ciências, como Química, Física e Biologia. São espaços que proporcionam pesquisas e experimentações, sendo importantes recursos pedagógicos para complementar os conceitos teóricos estudados em sala de aula. É por meio das aulas experimentais que o educador pode demonstrar aos estudantes a aplicação prática desses fundamentos, estimulando-os ao estudo das ciências e desenvolvendo suas capacidades investigativas e cognitivas.

O laboratório também serve como importante ferramenta para promover a interdisciplinaridade, uma vez que permite o estudo de conceitos de diferentes áreas do conhecimento. As aulas práticas e experimentais proporcionam ao professor realizar uma melhor avaliação dos estudantes em relação aos domínio dos conteúdos estudados, servindo como indicador do que pode ser melhorado e do que está funcionando.

Aulas em laboratório podem ser desenvolvidas com diferentes objetivos. Da demonstração de diferentes reações à comprovação de hipóteses, existe uma infinidade de atividades a serem realizadas no ambiente laboratorial. A experiência como recurso didático deve partir sempre do elo entre os conhecimentos práticos e teóricos, de modo que proporcione ao aluno um aprendizado crítico e consciente, incentivando a autonomia e a criação de soluções próprias para os problemas propostos.

Além disso, ao contrário do modelo tradicional em sala de aula, o foco, aqui, não é o professor, mas o experimento que está sendo feito. Essa didática permite uma maior interação entre educadores e estudantes e entre os próprios alunos, otimizando os resultados alcançados no processo de ensino e aprendizagem.

Nesse contexto, confira a seguir 5 materiais essenciais que não podem faltar no laboratório de ciências da sua escola e, assim, garantir os benefícios de um ensino mais completo e dinâmico.

1. Microscópio Óptico

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Sucesso entre os alunos, o microscópio é utilizado na observação de amostras, sendo um dos itens essenciais em um laboratório de ciências. Não há necessidade de ser um equipamento sofisticado. Com modelos mais acessíveis já é possível realizar experimentos com eficiência, trazendo uma nova perspectiva aos estudantes. Para que todos participem, o ideal é que haja ao menos um equipamento para cada quatro alunos.

São diversos os modelos disponíveis no mercado, que atendem a diferentes públicos. Para ajudar você na hora da escolha, confira nossa linha de microscópios e acessórios e veja o equipamento que melhor se adequa às suas necessidades.

2. Instrumentos de Medição

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Precisão é algo fundamental em experimentos científicos. Seja para medir o peso ou marcar o tempo, equipamentos que realizem uma medição precisa são itens fundamentais em qualquer laboratório. Os principais são:

  • Balança: usada para medir a massa das amostras envolvidas na experiência. De preferência, escolha os modelos digitais e de alta precisão.
  • Termômetro: serve para medir a temperatura das substâncias e materiais utilizados. Fique atento! Foi proibida a venda de termômetros de mercúrio no Brasil. Por isso e para garantir maior precisão nas medições, prefira os modelos digitais.
  • Cronômetro: utilizado para medir o tempo, outra variante importante na realização de experiências, especialmente nos procedimentos que envolvem aquecimento e reserva de substâncias.

3. Utensílios de Vidro

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As vidrarias são itens primordiais em um laboratório, servindo para misturar soluções, medir, aquecer ou transferir líquidos com precisão. Os utensílios de vidro que não podem faltar são:

  • Béquer: serve para dissolver substâncias, realizar misturas e reações e aquecer líquidos. É uma das vidrarias mais comuns em laboratórios.
  • Balão de Fundo Chato: é usado para armazenar, preparar e aquecer soluções. Também pode ser utilizado em reações que desprendem gases.
  • Erlenmeyer: frasco utilizado para aquecer líquidos, preparar e guardar soluções.
  • Proveta: serve para a medição precisa de líquidos e para transferi-los para outro recipiente.
  • Pipeta: utilizada para medir, coletar e transferir líquidos com precisão.
  • Tubo de Ensaio: bem conhecidos pelos estudantes, são usados para dissolução de substâncias, reações químicas em pequena escala e coleta de amostras.

Esses são alguns dos utensílios de vidro mais utilizados em laboratórios, porém existem muitos outros que podem oferecer novas utilidades e variações aos seus experimentos. Conheça nosso conjunto de vidraria, com mais de 150 peças para deixar o laboratório ainda mais completo!

4. Equipamentos para Aquecimento

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O calor é outro componente muito comum nos experimentos científicos. Seja para dissolver soluções, evaporar líquidos ou apenas aquecê-los, alguns instrumentos para um aquecimento eficiente e seguro não podem faltar no seu laboratório. São eles:

  • Bico de Bunsen: fonte de calor a gás e com chama variável. É utilizado para aquecer materiais não inflamáveis.
  • Tela de Amianto: é usada para evitar o contato direto entre a chama do Bico de Bunsen e o recipiente que será utilizado, ajudando na distribuição uniforme do calor.
  • Tripé: utilizado para apoiar a tela de aquecimento e também para sustentar instrumentos com fundo irregular ou redondo.

5. Pisseta

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Apesar de simples, esse é um dos materiais fundamentais para qualquer laboratório. A pisseta é um frasco feito de plástico que geralmente contém água destilada, álcool ou outro solvente, sendo utilizada na lavagem de outros recipientes por meio de jatos.

A montagem de um laboratório pode custar caro, mas isso não deve ser um obstáculo. Com pequenas adaptações e alguns poucos equipamentos acessíveis e fáceis de conseguir já se pode, ao menos, realizar alguns experimentos mais básicos, porém fundamentais para ajudar os alunos nos estudos e na prática das ciências.

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