A base do nosso corpo são nossos ossos. Eles sustentam o nosso peso e oferecem proteção aos órgãos internos. Você sabia que um indivíduo adulto possui 206 ossos, porém, quando nascemos, contamos com 300 ossos? Muitos desses ossos “extras” se fundem formando um só. O desenvolvimento do esqueleto dura, em média, até os 22 anos de idade, sendo que o único osso humano com que já nascemos plenamente desenvolvido é um ossículo do ouvido.

Nossa estrutura óssea representa 15% do peso de nosso corpo. É de conhecimento geral que o maior osso que possuímos é o fêmur que, apesar de oco, é mais resistente ao peso do que o concreto. Um pedaço de osso humano com o tamanho de uma caixa de fósforos pode suportar até 9 toneladas de peso. Já o menor osso humano é estribo, presente no ouvido. Apesar do exterior dos ossos serem duros, seu exterior é mole, formado por um tecido cuja composição é de 75% água.

São muitas as curiosidades sobre os nossos ossos, assim como os conteúdos de biologia sobre eles a serem ensinados no Ensino Médio. Por isso, nada melhor do que possuir um modelo de esqueleto disponível em sala de aula para demonstrar aos alunos como é importante conhecermos mais sobre nosso corpo.

Curiosidades sobre os ossos humanos

Conheça os esqueletos articulados da Homelab, confeccionados em material plástico de alta resistência e com opções diferenciadas para cada tipo de conteúdo a ser ensinado em sala de aula.

Compartilhe Tags
0 comentários

Deixe seu comentário