img_8196

O eletromagnetismo pode soar como algo confuso, quem sabe até mesmo inútil para alguns alunos, o que eles não sabem é como esse tema rodeia a vida deles! Por exemplo, um eletrodoméstico extremamente comum e que trabalha com o eletromagnetismo é o microondas. As microondas geradas pelo aparelho causam vibrações no dipolo das moléculas de água, aquecendo-as, o que faz com que qualquer alimento que possua água em sua composição seja aquecido! Cabe ao professor ser capaz de mostrar aos alunos que apesar do eletromagnetismo soar confuso e não poder ser visto, seus efeitos são cotidianos e estes podem sim serem observados com a ajuda de experiências e materiais adequados!

Alguns experimentos que ajudam a demonstrar de forma lúdica os efeitos do eletromagnetismo são:

Trem magnético caseiro

Gerador de energia com imã

Como fazer um ímã elétrico, o eletroímã

Além disso, materiais como o Conjunto de Eletricidade, Magnetismo e Eletromagnetismo ou o Conjunto para Eletromagnetismo trabalham de maneira dinâmica – porém bem mais didática – com o ensino dessa tão importante, complexa e apaixonante área!

IMG_8206

O Conjunto para Eletromagnetismo aborda assuntos como a lei de Ohm, capacitor, diodo, resistores, resistores ôhmicos e não ôhmicos, resistor variável e suas associações em série, paralela e mista, Lei das malhas de Kirchhoff, o que é uma malha, a Lei dos nós de Kirchhoff, o que é um nó, o campo magnético, os ímãs permanentes, mapeamento do campo magnético de um ímã, imantação por indução, linhas de indução magnética, campo magnético, ímãs permanentes, ímãs temporários e o eletroímã, fenômenos eletromagnéticos e a indução eletromagnética, medida da diferença de tensões e intensidades de corrente elétrica AC, a constante de tempo de carga e muito mais!

A relação entre magnetismo e a eletricidade é de extrema importância até hoje, o que torna este conteúdo ainda mais interessante e essencial. Esta relação foi descoberta em 1820 quando Hans Christian Ørsted aproximou uma bússola de um fio que unia os dois polos de uma pilha elétrica. Ele verificou que a agulha imantada deixava de apontar para o norte Norte e agora indicava perpendicularmente o condutor elétrico! Mais ou menos na mesma época, Dominique François Arago descobriu que o ferro adquiria propriedades magnéticas quando nas proximidades de uma corrente elétrica e então, André-Marie Ampère, envolveu uma barra de ferro em um condutor enrolado em helicoidal, acabou então por criar o primeiro eletroímã!

A Homelab sabe da importância da visualização da matéria, de aulas dinâmicas e práticas durante o complicado processo de aprendizado, e trabalha sempre sob os ideais de uma educação em constante evolução. É por esse motivo que a Homelab oferece materiais que trabalham com a questão da evolução da educação em diferentes áreas, tais como Ciências, Química, Biologia, Matemática, Geografia e História, focando sempre em diminuir a dificuldade de aprendizado dos estudantes.

Compartilhe Tags
0 comentários

Deixe seu comentário