IMG_7795Aulas experimentais em laboratório são uma excelente ferramenta para aprofundar o conteúdo estudado em sala de aula, permitindo aos alunos um conhecimento mais aprofundado e embasado. As aulas práticas auxiliam o professor a ministrar a disciplina e seus conceitos, despertando o interesse e a curiosidade dos estudantes ao promover a aplicação e observação de toda a teoria estudada.

Dentre as diversas áreas que podem se beneficiar das aulas experimentais, encontram-se ciências, como Biologia, Química e Física. Nesse contexto, um instrumento em particular é de extrema importância para os temas propostos por essas disciplinas: o microscópio. O uso desse instrumento no ensino dessas disciplinas proporciona a criação de aulas mais dinâmicas, aproximando teoria e prática e possibilitando aos alunos a percepção de estruturas e seres invisíveis a olho nu e até então só vistos nos livros didáticos.

A aulas práticas que utilizam o microscópio como recurso pedagógico permite uma melhor abrangência do conteúdo e, ao demonstrar que a ciência é muito mais do que teoria acaba por aproximá-la à realidade do estudante. Com isso, o uso do microscópio na experimentação facilita a compreensão do conteúdo por parte dos alunos e a ministração do conteúdo pelo professor.

O ideal preconizado por educadores é que haja, no mínimo, um microscópio para cada quatro alunos, garantindo que todos tenham oportunidades iguais e a aula transcorra com qualidade. Infelizmente, conhecendo a realidade de grande parte das instituições de ensino do Brasil, isso nem sempre é possível. Porém, há saídas que podem contribuir para amenizar esse panorama.

Com o avanço da tecnologia, novas soluções surgem a todo instante. Hoje, é comum encontrarmos diferentes tipos de microscópios, com variadas utilidades e valores. E um desses modelos é o microscópio trinocular.

O que é o Microscópio Trinocular e Quais São Suas Vantagens?

O grande diferencial desse tipo de instrumento é o fato de funcionar com três tipos de observação: uma para cada olho e mais um para conectar uma câmera. Com isso, é possível realizar diferentes tarefas, como a captura, a edição e a transmissão da imagem da amostra em observação no aparelho.

Hoje, é comum encontrarmos câmeras para microscópios, tornando-se muito indicadas para educadores e instituições de ensino, uma vez que permitem a projeção das imagens capturadas para os alunos em computadores, TVs ou projetores. Isso faz com que, com um único aparelho, toda a classe possa vivenciar e observar os conceitos científicos que foram vistos em sala de aula, proporcionando intervenções do professor e a geração de debates. Além disso, as câmeras para microscópio invertem a lógica, transformando o caráter individual típico desses aparelhos em construção coletiva de conhecimento, com a participação de todos ao mesmo tempo.

Geralmente, as câmeras são acopladas ao microscópio por meio de adaptadores ou conexão USB. Esses equipamentos possuem diferentes resoluções em megapixels, variando a qualidade da imagem e o poder de ampliação. Não há necessidade da aquisição de equipamentos muito caros ou refinados. Com soluções simples e baratas, já é possível transmitir as imagens com qualidade e sem complicações.

As câmeras de vídeo CCD são muito utilizadas em microscópios que vão somente projetar as imagens em alguma tela, como TV ou datashow. Elas são conectadas por entradas de vídeo RCA, exibindo a imagem com bastante qualidade. Essas versões possuem excelente custo-benefício, sendo ótimas opções para colégios e universidades.

Pensando nisso, o Kit Câmera Para TV Bivolt da Homelab é ideal. Com uma câmera de vídeo de alta resolução (480 linhas) com saída RCA e filtro para correção de luz, esse conjunto permite transmitir para TV ou DataShow a imagem que está sendo focalizada no microscópio. É só acoplar a câmera na porta trinocular do tubo, ligá-la à rede elétrica e pronto! Todos os alunos poderão ver, ao mesmo tempo, o que está em observação na lâmina do microscópio.

Gostou? A Homelab possui uma completa gama de produtos e acessórios científicos para ajudar você nas experiências em laboratório. Acesse o nosso site, conheça nossa exclusiva Linha Homelab e faça um orçamento!

Deixe seu comentário