Boa parte dos conhecimentos que levaram à solução das pesquisas e estudos sobre as células e outros microorganismos se devem à criação do microscópio. Amplamente utilizado nas ciências, como Física, Química, Biologia e Medicina, esse aparelho proporcionou a exploração de um mundo até então desconhecido: o ambiente das coisas e dos seres invisíveis a olho nu.

Sucesso nas salas de aula e indispensável em laboratórios, o microscópio permitiu a observação dos mínimos detalhes de uma estrutura e a compreensão dos diversos elementos que formam nosso mundo. Esses conhecimentos foram o impulso para a evolução tecnológica e os avanços científicos, da Medicina à Engenharia.

São diversos os modelos disponíveis no mercado, com variados alcances, tecnologias e faixas de preço. Por isso, a hora de escolher em qual microscópio investir é sempre um momento cercado de dúvidas. A escolha do modelo mais adequado vai depender de como o microscópio será utilizado e a que fim ele se destina. Assim como um microscópio muito avançado pode estar sendo subutilizado, um aparelho que não atenda às suas demandas pode atrasar análises ou prejudicar o ensino, por exemplo.

Hoje, os modelos mais utilizados por laboratórios e instituições de ensino são os microscópios binoculares e trinoculares, sejam eles ópticos ou estereoscópicos. São modelos modernos, que oferecem o conforto e a tecnologia necessários para a realização plena de todas as principais atividades.

Para ajudar você a fazer a melhor escolha, confira a seguir as principais características de cada modelo e invista no microscópios mais adequado às suas necessidades.   

Microscópio Binocular

binocular

Os microscópios binoculares trabalham com duas lentes oculares e possibilitam uma ótima visualização do objeto em análise, sendo muito indicados para laboratórios e salas de aula. Esses modelos se destinam basicamente a visualização de estruturas anatômicas, vivas ou mortas, gerando imagens tridimensionais. Os binoculares ópticos possuem um poder de ampliação de 10 até 1.600 vezes e permitem uma operação com luz direta e a observação de objetos transparentes.

Já os binoculares estereoscópios são muito indicados para utilização desde a educação infantil, trabalhando com a visualização externa de amostras, como insetos e folhas. Eles também permitem a observação de cortes maiores, o que auxilia o aluno a compreender a estrutura interna dos objetos em análise, instigando a curiosidade e aprimorando a capacidade de concentração dos estudantes.

Microscópio Trinocular

trinocular

Os trinoculares têm como principal função a observação microscópica de amostras, incluindo fungos e bactérias. Seu poder de ampliação pode chegar à 1.600 vezes. Esses microscópios funcionam com três tubos de observação: um para cada olho e mais um para conectar uma câmera que pode ser ou não digital acoplada por meio de adaptador ou conexão USB. Com isso, é possível a realização de diferentes tarefas, como análise, captação, edição e compartilhamento de imagens em alta definição, correção de cores para facilitar a visualização, além da realização de medições de ângulo, perímetro, entre outras.

Esses recursos fazem com que os microscópios trinoculares sejam muito indicados para professores, permitindo a projeção das imagens capturadas para os alunos, seja em computadores, TVs ou projetores. Isso permite que o estudante vivencie os conceitos científicos que foram estudados em sala, ajudando na fixação do conhecimento.

Além disso, a observação de amostras em microscópio por longos períodos de tempo pode gerar muita tensão ao analista, já que ele precisa ficar na mesma posição por muito tempo. Com isso, a possibilidade de realizar análises por meio de projeções em outros dispositivos permite a esse usuário trabalhar de modo muito mais confortável e colaborativo, uma vez que a mesma imagem pode ser visualizada por diversas pessoas, o recurso da câmera também se adapta ao microscópio binocular onde uma das oculares passa a ser adaptada para o uso da câmera.

A Homelab possui uma completa linha de microscópios binoculares e trinoculares para o seu laboratório. São diversos modelos, com diferentes potências e tecnologias. Oferecemos também diversos acessórios e equipamentos científicos modernos e de alta qualidade para uma experiência completa.

Clique aqui e  conheça todas as nossas soluções e realize um orçamento!

Compartilhe Tags
0 comentários

Deixe seu comentário