sailors-903033_1920

Uma chave dicotômica é um sistema que serve para classificar ou separar algo em diferentes grupos. Isso é feito respondendo questões sobre duas opções, uma das respostas se abre para mais duas opções e sem sequência o processo é repetido até que a classificação final seja alcançada. Este sistema é utilizado principalmente na classificação dos seres vivos, facilitando a organização da informação!

conjunto-simulador-para-chave-dicotomica

A Chave Dicotômica fornecida pela Homelab cumpre a função de estudar a construção simulada de diferentes chaves dicotômicas o que é essencial, auxilia no trabalho de diferenciar e comparar um item do outro e assim classificá-lo, tudo isso dentro da importante biologia clássica, com temas como a sistemática, classificação das espécies e taxonomia. Além disso, o material pode ser utilizado nos anos finais do ensino fundamental, no ensino médio, escola técnica, graduação e pós-graduação na área de biologia.

Um exemplo de chave dicotômica seria:

1a. Planta sem vasos condutores……………….Musgo

1b.Planta com vasos condutores…………(Siga para o 2 e continue a classificação)

2a. Planta sem sementes……………………….Samambaia

2b. Planta com sementes………….(Siga para o 3 e continue a classificação)

3a. Planta sem frutos……………………………Pinheiro.

3b. Planta com frutos……………………………Mangueira.

O professor pode promover que os estudantes criem individualmente chaves dicotômicas sobre diferentes temas, até mesmo que estejam fora da área da biologia, tudo para que os estudantes compreendam melhor a função dessa ferramenta.

Que tal uma chave dicotômica sobre comida, meios de transporte, livros ou até mesmo sobre os aplicativos que os estudantes usam em seus celulares. Simplificar o conteúdo que vai ser inicialmente utilizado dentro de uma chave dicotômica pode ajudar os alunos a compreender como ela funciona e então, por consequência, melhorar a habilidade deles de utilizar este método com temas mais complexos da área biológica.

Este é um material que pode ser usado de maneira ampla e muito diversificada por um longo período de tempo em diversas fases da vida acadêmica de um estudante, por isso é um ótimo investimento para qualquer instituição de ensino.

A Homelab oferece materiais que trabalham em áreas como Ciências, Química, Biologia, Matemática, Geografia e História, focando sempre em diminuir a dificuldade de aprendizado dos estudantes e proporcionar um ensino cada dia melhor.

Compartilhe Tags
0 comentários

Deixe seu comentário